É nos dias frios que a nossa pele mais perde água ficando assim desidratada e ressecada. Para prevenir a pele seca utilize um creme duche mais nutritivo e um bálsamo reparador após o banho.
A pele actua como uma barreira natural que protege o nosso corpo do ambiente externo. Contudo, as variações de temperatura e humidade do ar alteram o seu funcionamento.
Reacção da pele ao frio
Sobre a nossa pele existe uma película hidrolipídica natural, constituída por suor, sebo e água que mantêm a hidratação e elasticidade normais da pele e nos protegem das bactérias.
No entanto, quando o tempo está frio e seco essa película fica mais fina, o que faz por um lado com que a pele não fique tão bem protegida do ambiente externo, logo pode inflamar mais facilmente (vermelhidão) e, por outro, não tendo essa camada de água e gordura adequadas ela fica seca e enrugada, sem elasticidade, dando origem a comichão, descamação e mesmo gretas ou frieiras.
A idade também tem um papel importante. À medida que envelhecemos a nossa pele deixa de conseguir reter água tão bem, daí a necessidade de se utilizar um creme hidratante diariamente, após a limpeza da pele. Nas alturas mais frias do ano, ou sempre que sentir a repuxar, deve optar por cremes por cremes mais gordos e emolientes.
Cuidados a ter no banho
Embora saiba sempre bem um bom banho quente nos dias de Inverno, tente limitar o tempo que está debaixo de água, assim como evitar temperaturas demasiado quentes pois agravam a secura da pele.
De igual forma devemos ter cuidado na escolha e utilização do gel do duche. O gel de duche foi criado para dissolver a sujidade e gordura da pele. Contudo, como a concentração de glândulas sebáceas e sudoríparas na pele não é uniforme, existem certas áreas do nosso corpo, como os braços e as pernas, onde não produzimos tanta gordura e, por isso, não devem ser lavados em excesso, pois corre-se o risco de perturbar o equilíbrio da película hidrolipídica.
A escolha do sabonete, creme ou gel de duche também é importante. Normalmente a pele seca também é sensível. A pele sensível tende a reagir mais facilmente a certas substâncias e ao ambiente externo. Se tem pele seca e sensível escolha um gel ou creme sem parabenos, corantes e sem perfume, para prevenir irritações.
Opção Vegetal: Manteiga de Karité
A manteiga de Karité é um emoliente natural que cobre a pele com uma camada protectora evitando a perda de água. Para além disso tem também propriedades anti-inflamatórias que ajudam a apaziguar a pele seca e sensível com vermelhidão ou irritação.
A Yves Rocher escolheu o Karité como o activo vegetal principal da sua linha de Reparação Soin Végétal Corps para peles secas e extra-secas.
A manteiga de Karité é extraída da noz do fruto Karité, cultivado na África do Sul. A Yves Rocher estabeleceu parcerias com comunidades locais de forma a desenvolver um aprovisionamento sustentável e responsável.
Todos os produtos da linha de Reparação da Yves Rocher estão isentos de parabenos, corantes e óleo mineral.
Creme Duche Ultra Rico Yves Rocher
O creme de duche da linha Soin Vegetal Corps da Yves Rocher tem uma textura rica e envolvente que conforta e nutre a pele durante o banho. Feito à base de manteiga de karité alivia a sensação de repuxamento típica da pele seca.
Após o duche…
Após o duche é importante continuarmos os cuidados de reparação de forma a ajudarmos a pele a repor mais rapidamente o seu nível de hidratação adequado. Conheça as soluções de cuidado complementar:
Já experimentou esta linha de Karité?
Comente em baixo.