Vencedoras Prémio Terre de Femmes 2019 | Fundação Yves Rocher
Projectos vencedores liderados por mulheres
Diariamente, em locais próximos ou nos lugares mais recônditos, as mulheres agem para preservar o bem comum do planeta e dos seres humanos. São estas mulheres, muitas vezes excluídas dos programas de ajudas e donativos, que a Fundação Yves Rocher apoia com o prémio Terres de Femmes.
Prémio Terre de Femmes e a Fundação Yves Rocher
Com o Prémio Terre de Femmes a Fundação Yves Rocher deseja reforçar a liderança, a participação e a autonomização das mulheres. As acções são realizadas por mulheres e com mulheres.
Criado sob o impulso de Jacques Rocher, Presidente honorário da Fondation Yves Rocher – Institut de France, o prémio Terre de Femmes recompensa anualmente, desde 2001, novas laureadas pelas suas acções e compromissos a favor do ambiente.
Esse trabalho é feito através de 3 eixos fortes:
- Apoiando financeiramente os projectos
- Dando visibilidade aos projectos para que eles sirvam de exemplo a outros
- Criando uma comunidade activa de laureadas
Todos os anos, novas laureadas juntam-se à grande comunidade de mais de 400 mulheres já premiadas em 11 países organizadores: Alemanha, Espanha, França, Itália, Marrocos, México, Portugal, Rússia, Suiça, Turquia e Ucrânia.
Vencedoras Nacionais | Prémio Terre de Femmes 2019
Joana Benzinho, fundadora e presidente da ONGD Afectos com Letras, deu às meninas da Guiné-Bissau a possibilidade de estudar com uma simples máquina de arroz.
Através da criação desta máquina de arroz foi possível criar condições para a população fazer uma cultura tradicional do arroz com uma descasca automatizada permitindo a obtenção de um arroz pilado de maior qualidade, o que liberta a mão de obra infantil feminina. 💚
Ana Filipa Sobral criou a primeira base de dados do mundo de jamantas e age a favor da consciencialização da protecção desta espécie ameaçada a nível global.
Manta Catalog é um projecto científico e de conservação fundado em 2012. Tem como objectivos aumentar o conhecimento sobre a população de jamantas presentes nos Açores e no Atlântico, bem como consciencializar o público em geral para a importância destes animais e da sua conservação. 💚
Eunice Maia é uma minhota residente em Lisboa que já desviou mais de um milhão de sacos de plástico dos aterros. A primeira Zero Waste Store é portuguesa e estreou o conceito “BYOC” (Bring Your Own Container).
Maria Granel é uma mercearia biológica de produtos a granel e acessórios “plastic free”. Fundada em 2015 tem como objectivo combater o desperdício alimentar e a produção de resíduos, promovendo um consumo responsável e consciente.
O compromisso de sustentabilidade estende-se ao facto de os produtos comercializados serem 100% biológicos, certificados e livres de organismos geneticamente modificados, respeitando os solos e os ritmos das estações e da terra.
A intervenção activa na comunidade através do “Programa Z(h)ero” é um dos principais eixos do projecto. Consultoria, conferências, workshops e acções de sensibilização para a redução do desperdício são algumas das actividades desenvolvidas.
Em 2018 conseguiram chegar a 5 escolas, sensibilizando mais de 1100 estudantes. Em 2019 estimam chegar a 30 escolas. 💚 Conhece melhor o projeto da Eunice neste vídeo!