Com ou sem as 12 passas, há cada vez mais pessoas que incluem nas suas resoluções de ano novo uma vivência mais eco-consciente e responsável.
São pequenos, mas preciosos, os passos da nossa rotina diária que podemos ajustar e que têm um grande impacto no nosso planeta.
Descobre aqui 12 sugestões que podes implementar ou adaptar à tua realidade em 2021.
1. Escolhe marcas que trabalham de forma ética
Antes de comprares, investiga a marca ou lê os rótulos procurando informação sobre aspectos como as condições de fabrico, traçabilidade da origem da matéria-prima e reciclagem dos materiais usados. Privilegia as empresas que tanto respeitam os seus clientes, como os seus funcionários, a comunidade e o planeta.
2. Apps
Existem várias apps que podes instalar no teu smartphone que te ajudam a medir a tua pegada ecológica e saber como podes reduzir o impacto ambiental das tuas acções diárias. Algumas apps até te recompensam pelas tuas acções ambientais, com pontos e bónus que podes trocar depois por outros serviços. Por exemplo, a app Biklio recompensa-te por andares de bicicleta.
3. Adopta uma planta despoluente
Sabias que algumas plantas como o feto, a hera ou o bambu têm a capacidade de absorver fumos e outros produtos químicos como os que existem nos detergentes? Seja em casa ou no trabalho rodeia-te de plantas, não só fica bonito como vai purificar o ar.
4. Diz sim à versão Digital
Confesso que sou do tempo de sentir um frenesim sempre que recebia um catálogo novo pelo correio, fosse de moda, beleza ou decoração. Mas, a partir de uma certa altura comecei a sentir um incómodo sempre que colocava aquele maço de folhas no ecoponto, pois já tinha expirado o prazo e entretanto já tinha chegado um novo para o substituir. Todas as marcas já têm alternativas digitais que nos permitem ver melhor os produtos e logo com uma série de funcionalidades extra. Por exemplo, para acederes às melhores promoções da Yves Rocher basta consultares aqui o catálogo online da Yves Rocher e preencher o formulário com o teu pedido ou enviar-me por WhatsApp (+351) 961558795.
5. Deixa-te encantar pelo vintage
Todos ficamos inveja daquelas fotos de casas lindas que enchem os nossos feeds de Instagram, mas estar sempre a trocar de móveis e acessórios de decoração não só não é viável para a nossa carteira como muito pouco ecológico. Deixa-te enamorar pelos objectos familiares que herdaste dos teus avós: aquela chaleira com apito ou as molduras com história. Vais ficar com uma casa única e com muito mais estilo.
6. Toma duche de forma responsável
Para limitares o teu tempo no duche e a água desperdiçada podes colocar um relógio na casa de banho ou pores uma música a tocar e já sabes que terás de terminar assim que a música parar. Opta também por produtos de banho com fórmulas naturais e biodegradáveis para que não perturbem os ecossistemas marinhos. A gama de duche “I love my planet” da Yves Rocher não só tem uma fórmula biodegradável como uma embalagem eco-concebida para evitar desperdícios e minimizar o impacto no ambiente.
7. Espalha cultura
Escolhe livros, CDs e DVDs para ofereceres de prenda ou dares a organizações solidárias. Quando estiveres na livraria procura também por editoras que imprimam em papel reciclado ou certificado proveniente de florestas geridas de forma sustentável.
8. Prolonga o tempo de vida dos equipamentos electrónicos
Segundo a associação ambientalista Zero e, citando dados de um relatório do European Environmental Bureau (EEB), estender em cinco anos a vida de “smartphones”, computadores portáteis, máquinas de lavar e aspiradores equivale, em termos técnicos, a “tirar de circulação todos os carros em Portugal”. Algumas dicas básicas para prolongar a vida destes equipamentos consistem em prevenir o sobreaquecimento, evitar armazenamento em locais húmidos e utilizar extensões eléctricas com protecção de picos de energia.
9. Escova os dentes com bambu
Os dentistas recomendam trocar de escova de dentes a cada 3 meses. Como a maior parte das escovas é feita de plástico este acto representa toneladas de resíduos poluentes todos os anos. Hoje em dia já existem versões mais ecológicas de materiais biodegradáveis, recicláveis e compostáveis, como por por exemplo, o bambu.
10. Viaja de forma ecológica
No teu dia-a-dia e, sempre que possível, opta pelos transportes públicos ou mesmo por bicicleta, que não polui a mantém a forma física. Para distâncias mais longas o comboio ou se tiveres que usar o carro, usa uma app de carsharing para que o impacto seja mais leve não só a nível ambiental mas também na tua carteira. Conhece aqui mais dicas de Eco-Turismo.
11. Fica em pousadas e hóteis green
Da arquitectura, à iluminação, passando pelo aproveitamento das águas até à decoração, estes espaços eco-concebidos, integram todos os reflexos ecológicos e adoptar diariamente em nossas casas e encorajam os clientes a seguir os mesmos passos. Como exemplo, conhece La Grée des Landes, em La Gacilly.
12. Cria a tua horta em casa
Mesmo que vivas na cidade e com um espaço mais reduzido podes aproveitar a varanda ou uma parede junto a uma janela para criares uma mini-horta de plantas aromáticas ou uma horta vertical. Escolhe plantas e legumes de fácil manutenção e que germinem de forma rápida. Para além de saudável, é especial comermos algo cultivado por nós. Para além disso, o efeito decorativo é espectacular!
Tens outras ideias para uma #GreenAttitude?
Comenta em baixo.