Green Attitude

12 acções para um mundo melhor

Começa 2020 com uma atitude mais green


Com ou sem as 12 passas, há cada vez mais pessoas que incluem nas suas resoluções de ano novo uma vivência mais eco-consciente e responsável.

São pequenos, mas preciosos, os passos da nossa rotina diária que podemos ajustar e que têm um grande impacto no nosso planeta.

Descobre aqui 12 sugestões que podes implementar ou adaptar à tua realidade em 2020.

1. Escolhe marcas que trabalham de forma ética

Antes de comprares, investiga a marca ou lê os rótulos procurando informação sobre aspectos como as condições de fabrico, traçabilidade da origem da matéria-prima e reciclagem dos materiais usados. Privilegia as empresas que tanto respeitam os seus clientes, como os seus funcionários, a comunidade e o planeta.

2. Apps

Existem várias apps que podes instalar no teu smartphone que te ajudam a medir a tua pegada ecológica e saber como podes reduzir o impacto ambiental das tuas acções diárias. Algumas apps até te recompensam pelas tuas acções ambientais, com pontos e bónus que podes trocar depois por outros serviços. Por exemplo, a Câmara Municipal de Cascais tem o CityPoints Cascais, um app onde podes ganhar pontos e trocá-los por produtos, serviços ou descontos no município de Cascais, realizando atividades pré-definidas nas áreas de meio ambiente, cidadania e responsabilidade social.

3. Adopta uma planta despoluente

Sabias que algumas plantas como o feto, a hera ou o bambu têm a capacidade de absorver fumos e outros produtos químicos como os que existem nos detergentes? Seja em casa ou no trabalho rodeia-te de plantas, não só fica bonito como vai purificar o ar.

4. Diz sim à versão Digital

Confesso que sou do tempo de sentir um frenesim sempre que recebia um catálogo novo pelo correio, fosse de moda, beleza ou decoração. Mas, a partir de uma certa altura comecei a sentir um incómodo sempre que colocava aquele maço de folhas no ecoponto, pois já tinha expirado o prazo e entretanto já tinha chegado um novo para o substituir. Todas as marcas já têm alternativas digitais que nos permitem ver melhor os produtos e logo com uma série de funcionalidades extra. Por exemplo, no catálogo online da Yves Rocher podemos clicar em cima dos nossos produtos favoritos e facilmente enviar a nossa Wishlist por WhatsApp à nossa Conselheira de Beleza.

5. Deixa-te encantar pelo vintage

Todos ficamos inveja daquelas fotos de casas lindas que enchem os nossos feeds de Instagram, mas estar sempre a trocar de móveis e acessórios de decoração não só não é viável para a nossa carteira como muito pouco ecológico. Deixa-te enamorar pelos objectos familiares que herdaste dos teus avós: aquela chaleira com apito ou as molduras com história. Vais ficar com uma casa única e com muito mais estilo.

6. Toma duche de forma responsável

Para limitares o teu tempo no duche e a água desperdiçada podes colocar um relógio na casa de banho ou pores uma música a tocar e já sabes que terás de terminar assim que a música parar. Opta também por produtos de banho com fórmulas naturais e biodegradáveis para que não perturbem os ecossistemas marinhos. A gama de duche “I love my planet” da Yves Rocher não só tem uma fórmula biodegradável como uma embalagem eco-concebida para evitar desperdícios e minimizar o impacto no ambiente.

7. Espalha cultura

Escolhe livros, CDs e DVDs para ofereceres de prenda ou dares a organizações solidárias. Quando estiveres na livraria procura também por editoras que imprimam em papel reciclado ou certificado proveniente de florestas geridas de forma sustentável.

8. Prolonga o tempo de vida dos equipamentos electrónicos

Segundo a associação ambientalista Zero e, citando dados de um relatório do European Environmental Bureau (EEB), estender em cinco anos a vida de “smartphones”, computadores portáteis, máquinas de lavar e aspiradores equivale, em termos técnicos, a “tirar de circulação todos os carros em Portugal”. Algumas dicas básicas para prolongar a vida destes equipamentos consistem em prevenir o sobreaquecimento, evitar armazenamento em locais húmidos e utilizar extensões eléctricas com protecção de picos de energia.

9. Escova os dentes com bambu

Os dentistas recomendam trocar de escova de dentes a cada 3 meses. Como a maior parte das escovas é feita de plástico este acto representa toneladas de resíduos poluentes todos os anos. Hoje em dia já existem versões mais ecológicas de materiais biodegradáveis, recicláveis e compostáveis, como por por exemplo, o bambu.

10. Viaja de forma ecológica

No teu dia-a-dia e, sempre que possível, opta pelos transportes públicos ou mesmo por bicicleta, que não polui a mantém a forma física. Para distâncias mais longas o comboio ou se tiveres que usar o carro, usa uma app de carsharing para que o impacto seja mais leve não só a nível ambiental mas também na tua carteira.

11. Fica em pousadas e hóteis green

Da arquitectura, à iluminação, passando pelo aproveitamento das águas até à decoração, estes espaços eco-concebidos, integram todos os reflexos ecológicos e adoptar diariamente em nossas casas e encorajam os clientes a seguir os mesmos passos. Como exemplo, conhece La Grée des Landes, em La Gacilly.

12. Cria a tua horta em casa

Mesmo que vivas na cidade e com um espaço mais reduzido podes aproveitar a varanda ou uma parede junto a uma janela para criares uma mini-horta de plantas aromáticas ou uma horta vertical. Escolhe plantas e legumes de fácil manutenção e que germinem de forma rápida. Para além de saudável, é especial comermos algo cultivado por nós. Para além disso, o efeito decorativo é espectacular!

Tens outras ideias para uma #GreenAttitude?

Comenta em baixo.


Tags

Cristina Pais

Desenvolvimento de Equipas Comerciais na Yves Rocher Portugal. Transformei o meu hobby num negócio e agora ajudo os outros a fazer o mesmo. Formação: Psicologia. Experiência Profissional: E-Commerce / Marketing Digital / Vendas.

Artigos relacionados

Translate WebSite (automatic, not perfect!) »
Close
× Fale comigo pelo WhatsApp!

Ao navegar neste site, concorda com a nossa política de cookies. saber mais

Neste site, utilizamos cookies para que tenha a melhor experiência de navegação possível. Ao navegar neste site ou ao clicar "Aceitar" está a concordar com esta nossa política.

Fechar