Green Attitude

Eco-turismo | Viagens amigas do ambiente


Ao pesquisar sobre a minha próxima viagem encontrei estas dicas da Beauty Mag da Yves Rocher para praticar eco-turismo, ou seja, reduzir o impacto ambiental sem estragar a experiência de viagem.

Eco-Turismo

Slow Travel, também conhecido como eco-turismo ou turismo responsável, é a inspiração para uma nova forma de viajar. Isto é mais do que uma tendência, é uma mentalidade a adoptar.

Não sabes muito bem como tornar as tuas férias mais amigas do ambiente? Espreita as  dicas abaixo e faz a diferença pelo nosso Planeta.

Como escolher um destino eco-consciente?

Esta é a primeira pergunta que deves fazer! Estás a sonhar com uma fuga para um destino exótico mas, a não ser que tenhas muito tempo, não consegues escapar a apanhar um avião. E onde há um avião há uma elevada pegada de carbono…Sabias que uma viagem de avião emite mais do dobro do CO2 que uma viagem de carro, e 30 vezes mais que uma viagem de comboio?

Para praticares eco-turismo, o ideal é optares por destinos perto de ti e acessíveis por comboio. Se no fim decidires apanhar um avião, ou porque a viagem é mais rápida ou porque é a única maneira de chegares ao destino, aqui ficam algumas dicas:

  • Fica num só sítio durante vários dias. Desta forma vais conseguir emergir totalmente no ambiente local e vais justificar a pegada de carbono da viagem até lá.
  • Quando chegares ao teu destino, volta ao bom velho hábito de usar transportes públicos ou bicicleta, e não te esqueças de caminhar!

Diminui o teu impacto ambiental

Com algum planeamento vais conseguir diminuir a influência negativa que poderias ter no ecossistema. Eis alguns exemplos fáceis de implementar na tua próxima viagem:

  • Leva a tua própria garrafa de água para destinos onde a água é potável; se a água não for potável, podes comprar uma garrafa com filtro que podes encher em qualquer lado do mundo. Fazendo isto, evitas deixar garrafas vazias ao longo do caminho.
  • Guarda o teu lixo até que o possas deitar num caixote, e não deites as pontas de cigarro na areia. Sabias que 1 ponta de cigarro demora cerca de 2 anos a decompor-se?
  • Leva o teu próprio saco reutilizável para usares na praia ou nas compras. Nunca é demais dizer: os sacos de plástico deviam ser banidos completamente. Sabias que a decomposição total de 1 saco de plástico demora cerca de 400 anos? Isto sem esquecer os efeitos negativos que causam à vida marinha.
  • No teu hotel ou restaurante pede os teus cocktails sem palhinha. Sabias que as palhinhas são demasiado pequenas para serem recicladas? Se não for possível bebê-lo sem palhinha não há problema: leva a tua própria palhinha em bambu ou aço inoxidável.
  • Se as caminhadas fazem parte da tua viagem tem cuidado com o ambiente envolvente. As pontas de cigarro e fogueiras estão proibidas devido ao risco de incêndios florestais. Para além disso, mantém-te nos percursos marcados e assim vais evitar pôr em risco a fauna e flora locais.

Protege os animais

Viagens ou visitas que incluem animais selvagens, apesar de deixarem boas memórias, devem levantar sempre algumas dúvidas. Normalmente, nestas actividades – fotografias com tigre bebé, andar em elefantes, entre outras – os animais não têm boas condições de vida e muitas vezes são armadilhas para turistas.

Recomendamos que faças uma pesquisa sobre abuso animal, e, em vez desse tipo de programas, podes experimentar outras actividades amigas dos animais, por exemplo, ajudar num santuário animal. Para além da interacção com os animais terás uma experiência única com as pessoas locais!

Tens outras dicas e sugestões para a prática de eco-turismo?

Comenta em baixo.


Tags

Cristina Pais

Desenvolvimento de Equipas Comerciais na Yves Rocher Portugal. Transformei o meu hobby num negócio e agora ajudo os outros a fazer o mesmo. Formação: Psicologia. Experiência Profissional: E-Commerce / Marketing Digital / Vendas.

Artigos relacionados

Translate WebSite (automatic, not perfect!) »
Close
× Fale comigo pelo WhatsApp!

Ao navegar neste site, concorda com a nossa política de cookies. saber mais

Neste site, utilizamos cookies para que tenha a melhor experiência de navegação possível. Ao navegar neste site ou ao clicar "Aceitar" está a concordar com esta nossa política.

Fechar