Cuidados de RostoInício

5 dúvidas frequentes sobre Hidratação

Entrevista a Virginie Couturaud


Uma pele bonita é uma pele bem hidratada que tira partido das vantagens de uma rotina de beleza adaptada, tanto de inverno como de verão.

Neste artigo, Virginie Couturaud, especialista da pele, responde a 5 dúvidas frequentes sobre hidratação.

#1 – Pele seca, pela desidratada…isso confunde-me um pouco. Qual é a diferença?

É simples, a pele seca é um tipo de pele (que mantemos durante toda a vida). A pele desidratada é um estado da pele num determinado momento.

A pele seca tem falta de sebo, a pele desidratada tem falta de água. Quer seja naturalmente seca, mista, normal ou oleosa, a pele pode ficar desidratada em certas alturas, por agressões externas, como por exemplo, o frio, o vento ou os raios solares.

pele seca desidratada hidratante natural cruelty free yves rocher cristina pais

#2 – Tenho uma pele naturalmente oleosa, devo mesmo hidratá-la?

Sim! É essencial hidratar uma pele oleosa. Quando se limpa muito a pele por ela ser oleosa, isso fragiliza o filme hidrolipídico e a pele já não consegue reter a água.

O filme hidrolipídico é uma fina camada protectora da pele constituída por água das glândulas sudoríparas e lípidos (óleos naturais / sebo produzidos pelas glândulas sebáceas). É esta camada que dá flexibilidade à pele e é importante manter o equilíbrio entre água e sebo.

Quando existe um desequilíbrio, segue-se uma sensação de desconforto e de pele repuxada mesmo que esteja com excesso de oleosidade. Isto significa que mesmo a pele oleosa pode ficar desidratada.

pele oleosa sensível reactiva desidratada hidratante natural cruelty free yves rocher cristina pais

#3 – Porque é importante hidratar a pele antes da maquilhagem?

Quem diz “pele bem hidratada” diz “rosto luminoso“, vermelhidões atenuados e sensação de pele repuxada suavizada”. Hidratar o rosto é, em si, uma óptima base para permitir que a maquilhagem adira correctamente, desde o fond de teint à sombra.

anti rugas hidratante vegan cruelty free yves rocher cristina pais

#4 – Adoro fazer esfoliações, e faço-as regularmente. Mas elas não secam a pele?

Sim, por isso é que não devemos abusar. Esfoliar elimina as células mortas mas, se o fizermos com demasiada regularidade, vamos a longo prazo agredir o filme hidrolipídico da pele. Isto significa que essa barreira cutânea já não irá conseguir fazer tão bem o seu papel regulador e, com isso, iremos ter perdas de água mais regulares e maior sensação de desconforto e repuxamento na pele.

#5 – Quanto mais se hidrata a pele mais preciso hidratá-la?

Não, não existe um fenómeno de habituação da pele à hidratação. O que existe é uma habituação à sensação de conforto ligada à hidratação. Quando nos habituamos a hidratar a pele é difícil privá-la do toque macio e da suavidade que um cuidado hidratante oferece.

serum hidratante hydra vegetal yves rocher hidratar pele rosto cristina pais

Virginie Couturaud é directora do CERCO (Centre d’Etudes et de Recherche en Cosmétologie) em Paris, e directora da valorização científica da Yves Rocher. 

Conteúdo adaptado da revista Act Beautiful n. 2 /2018 (Yves Rocher).


Tens a certeza que estás a usar o hidratante mais adequado para a tua pele?

Clica em baixo e faz online o Diagnóstico Expert de Pele.

Envia o resultado para a tua Conselheira de Beleza Yves Rocher para ela te poder disponibilizar algumas amostras a fim de poderes testar e comprovar o efeito na tua pele.

Responder ao Diagnóstico Expert de Pele

 

Se não conheces nenhuma Conselheira / Revendedora Yves Rocher em Portugal, consulta os contactos no rodapé e entra em contacto comigo para localizarmos uma perto de ti.


Tags

Cristina Pais

Chefe de Grupo Yves Rocher Portugal. Transformei o meu hobby num negócio e agora ajudo os outros a fazer o mesmo. Formação: Psicologia. Experiência Profissional: E-Commerce / Marketing Digital / Vendas.

Artigos relacionados

Translate WebSite (automatic, not perfect!) »
Close
Close

Ao navegar neste site, concorda com a nossa política de cookies. saber mais

Neste site, utilizamos cookies para que tenha a melhor experiência de navegação possível. Ao navegar neste site ou ao clicar "Aceitar" está a concordar com esta nossa política.

Fechar